sábado, maio 21, 2011

Cativas...

Vou colocar aqui um muito famoso do livro " O pequeno Príncipe". Gosto muito desse livro porque com uma linguagem simples, trás valiosas lições


[...] - Que quer dizer "cativar"?

- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços.

- Criar laços?

Exatamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto
inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não
tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil
outras raposas.
Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para
mim o único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...


Se fazes favor...cativa-me! - acabou finalmente por pedir.


- Eu bem gostava - respondeu o principezinho, - mas não tenho muito tempo. Tenho amigos para descobrir e uma data de coisas para conhecer...


- Só conhecemos o que cativamos - disse a raposa.


- Os homens deixaram de ter tempo para conhecer o que quer que seja. Compram as coisas já feitas aos vendedores.


Mas como não há vendedores de amigos, os homens deixaram de ter amigos. Se queres um amigo, cativa-me!

- E tenho que fazer o que? - disse o principezinho.


- Tens de ter muita paciência. Primeiro, sentas-te longe de mim, assim, na relva. Eu olho para ti pelo canto do olho e tu não dizes nada.

A linguagem e uma fonte de mal-entendidos. Mas podes-te sentar cada dia um bocadinho mais perto..." "...Os homens já não se lembram desta verdade - disse a raposa. -


Mas tu não te deves esquecer dela. Ficas para sempre responsável por tudo aquilo que cativaste..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário